1. Epistemologia da Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

A epistemologia da comunicação: o campo e a delimitação do objeto. Desenvolvimento dos campos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas: entre a interdependência e a autonomia. Identificação e análise das interfaces, diferenças e articulações conceituais entre os campos. Objetos de estudo, paradigmas, produção e abordagens de conhecimento em Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. Compreensão empírica das práticas de Relações Públicas e da teoria da comunicação das organizações: sua natureza, suas características, especificidades, interfaces, processos, práticas, suportes e linguagem

 

2. Relações Públicas, sistemas de comunicação, informação e opinião pública

Relações públicas como fenômeno sócio-histórico e psicossocial que influencia e é influenciado pelas transformações da vida em sociedade e atividade produzida por indivíduos, grupos e organizações, com efeitos intencionais e não intencionais sobre os ambientes tecnológico-midiático, narrativo-discursivo, sociocultural, promocional e político-econômico, sendo parte essencial do processo de constituição do ativismo e das controvérsias, bem como de formação da opinião pública.

 

3. Comunicação, Relações Públicas, organizações e sociedade

Estudo da dimensão social da Comunicação e das Relações Públicas e as interações com a sociedade. A comunicação e suas implicações no contexto organizacional. Relações Públicas e os processos de comunicação estratégica nas e das organizações. As múltiplas relações entre organizações e seus diversos públicos a partir do ecossistema de inovação. Pesquisas relacionadas sobre o papel da comunicação na gestão da sustentabilidade nas organizações e na educação ambiental. Comunicação e inovação sustentáveis nas perspectivas econômica, social, cultural e ambiental. Ética e integridade nas organizações: questões contemporâneas e desafios de natureza social.