Desde 2018, o tema Cruelty Free vem sendo cada vez mais discutido. Isto se da, pois a senadora Gleisi Hoffman (PT) entregou para a Comissão de Assuntos Econômicos um relatorio sobre a proibição do uso de animais para o teste de cosméticos. Segundo o site do senado “O texto não só proíbe testes de ingredientes e de produtos cosméticos em animais, como veda o comércio de produtos que tenham sido testados e incentiva técnicas alternativas para avaliar a segurança das formulações”. 

A Agência Senado também afirma que “Os testes em animais só poderão ser permitidos pela autoridade sanitária em situações excepcionais, em que houver 'graves preocupações em relação à segurança de um ingrediente cosmético' e após consulta à sociedade. Para isso, é necessário que o ingrediente seja amplamente usado no mercado e não possa ser substituído; que seja detectado problema específico de saúde humana relacionado ao ingrediente; que inexista método alternativo de teste. As empresas terão prazo de três anos para atualização de sua política de pesquisa e desenvolvimento e adaptação de sua infraestrutura para um modelo de inovação responsável. A proposição não gera qualquer impacto no desenvolvimento de medicamentos e vacinas, pois se restringe ao teste de cosméticos e produtos de higiene pessoal.”

Produtos Cruelty Free aqueles que não realizam testes em animais em nenhuma fase da produção. Isto é, todas as matérias primas/ingredientes não são testados em animais, seja pela fabricante ou por seus fornecedores. Para certificar que um produto é de fato cruelty free, existe o selo fornecido pela “People for Ethical Treatment of Animals”, uma organização mundialmente conhecida pela luta dos direitos animais. Entre as fabricantes cruelty free, no Brasil, se destaca a “The Body Shop”, que inclusive criou toda uma campanha publicitária em torno do tema.  

Uma confusão frequente é a de produtos Vegan com produtos Cruelty Free. Produtos Vegan não possuem matéria prima/ingredientes de origem animal, e existe um selo que certifica que o produto é de fato vegano, sendo que este é concedido pela The Vegan Awarness Foundation, uma organização sem fins lucrativos que tem como foco difundir o veganismo e o respeito às ideais do mesmo. Entre as marcas veganas, uma de maior destaque no cenário brasileiro  é a “Live, Laugh and Love” e a "Lush". 

Assista a um rápido vídeo documentário, produzido pela "Lush" para entender a situação do teste em animais em todo o mundo. 

 

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