Ecoinovação

Ecoinovação, segundo a Comissão Europeia, é a invenção que traduz um avanço para os projetos de desenvolvimento sustentável, de forma que se reduz o impacto dos modos de produções humanos no ambiente. Ecoinovações podem reforçar a resiliência da natureza às pressões ambientais ou utilizando os recursos naturais de forma mais eficiente e responsável. 

O propósito da ecoinovação é a promoção de processos, tecnologias e serviços que tornem as atividades econômicas mais sustentáveis, possibilitando otimização do uso de recursos naturais ao passo que fornece respostas para desafios mundiais, como as alterações climáticas, a escassez de recursos e a diminuição da biodiversidade.

A ecoinovação visa a promoção de uma abordagem integrada, além de impulsionar a competitividade e a proteção do ambiente. 

Os Objetivos de Desenvolvimento Social, desenvolvidos pela ONU, faz parte do plano de ações que visam guiar a humanidade rumo a prosperidade. A ecoinovação pode ser vista como parte da ODS 9, isto é, “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, que visa “Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação”. 

Segundo a MJV, grupo laboratório de monitoramento de tendência, uma empresa inovadora e sustentável é aquela que tem os traços descritos no infográfico.

 

Leia mais em: 

  1. https://www.mjvinnovation.com/pt-br/blog/ecoinovacao-criando-uma-estrategia-de-inovacao-e-sustentabilidade/
  2. https://ec.europa.eu/environment/pubs/pdf/factsheets/ecoinnovation/pt.pdf
  3. https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/