No dia 15 de junho de 2021, o Observatório SustenCOM recebeu o Prof. Dr. Alexander Turra para discorrer sobre “A Comunicação para o Oceano que Queremos”, compondo mais uma live da série “Webinars SustenCOM". Pesquisador com vasta experiência na temática oceânica no Brasil e no exterior e responsável pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade dos Oceanos, o professor trouxe importantes contribuições para a discussão, mediada pela orientadora Patrícia Zimmermann e pela coordenadora do projeto, Profª Dra. Margarida Kunsch

O professor iniciou a conversa reforçando o fato de que, ao falarmos de oceano, reconhecemos que sua importância ultrapassa a beleza cênica e o lazer, estendendo-se à pesquisa e educação, manutenção da biodiversidade, fornecimento de alimentos, regulação do clima e patrimônio cultural. 

Diante do indicativo de que nenhuma área oceânica está livre dos efeitos da ação humana, o professor ressalta a importância da comunicação no grande debate pela preservação do oceano, visto que “diferentes ações humanas demandam respostas específicas”. Portanto, estratégias de comunicação singulares a fim de identificar a problemática e, a partir dela, reverter o quadro de degradação global, seja em ações individuais ou coletivas. 

Para a Década do Oceano, o que se espera é presenciar um ecossistema marinho saudável, próspero, que agregue valor monetário, conhecimento, além de promover equidade. 

Mais de 130 pessoas estiveram presentes no evento e puderam compreender a importante missão de anunciar este agente transformador, reconhecendo que estamos diante de um oceano de oportunidades, como conclui o professor. 

Assim, a série de eventos continuará apresentando temas envolvendo o meio ambiente e o olhar da comunicação para este sistema. E para saber mais, não perca as mais recentes comunicações nas redes sociais do Observatório SustenCOM.

 

Vídeo Youtube: