Em 1980, o extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal instituiu o projeto TAMAR, que tem como intenção resguardar tartaruga marinhas em todo o território nacional, uma vez que os mesmos estão à beira de extinção. 

O projeto se popularizou, e se tornou um ícone ambientalista, passando a ser inclusive pontos turísticos em diversas praias do litoral brasileiro. O projeto é uma referência mundial, e atua de maneira imediata, em contato direto com grupos que habitam a costa do Brasil. 

O projeto surgiu como resultado da indignação de estudantes de Oceanografia, que realizavam pesquisas em praias não frequentadas por banhistas, e estavam indignados com a quantidade de tartarugas marinhas que eram exterminadas pela pesca. Os estudantes notificaram os órgãos oficiais com uma farta documentação, sendo um dos principais fundamentos para a criação do TAMAR. 

Segundo a Fundação, a proteção as tartarugas marinhas é essencial, e entre os vários fatores se afirma que “Como animais migratórios, as tartarugas se deslocam desde os trópicos até as regiões subpolares, transferindo energia entre ambientes marinhos e terrestres. São consideradas verdadeiros engenheiros do ecossistema, devido a sua influência e ação sobre os recifes de coral, bancos de grama marinha e substratos arenosos do fundo oceânico”.

Descubra mais sobre o projeto em: https://www.tamar.org.br/

#ecologia #oceanos #projetotamar #tartarugasmarinhas