Amanhã, 07 de Maio de 2020, irá acontecer a “Marcha Virtual pela Ciência”. 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), junto com sociedades científicas, como o ABRAPCORP, universidades e outras entidades ligadas às áreas da Ciência e Tecnologia irão promover o evento, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o importante papel que a ciência possui em nossas vidas, destacando a importância da mesma para o enfrentamento da pandemia de de COVID-19. 

Serão promovidas atividades on-line transmitidas pelas redes sociais da SBPC ao longo do dia, como painéis de debates, sendo um deles dedicado à pandemia do COVID-19, e outro abordando o financiamento da ciência brasileira. 

A Marcha Virtual pela Ciência terá como destaque tópicos como: 

  • Importância do isolamento social;
  • Crise da ciência no Brasil e a redução drástica dos recursos para as ciências da tecnologia e da inovação; 
  • Desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde (Emenda Constitucional 95); 
  • Ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa; enfrentamento da crise econômica e medidas emergenciais e entre outros.

O SBPC está realizando uma campanha aberta a todos, onde o cidadão pode enviar um vídeo, com duração entre 30 e 60 segundos, abordando temas como a importância da ciência no enfrentamento da pandemia, quais outras medidas devem ser adotadas, como a sua pesquisa contribui para o conhecimento e enfrentamento do coronavírus, e entre outros.  Os vídeos deverão ser gravados na horizontal, e o participante deve se apresentar brevemente no início. Enviar ao e-mail da SBPC para o evento (marchavirtual@sbpcnet.org.br.) Para mais informações, consulte as regras nas redes sociais da SBPC. 

Veja o convite do presidente da SBPC, Ildeu Moreira, para o evento: 

Marcha Virtual pela CiênciaMarcha Virtual pela Ciência

Marcha Virtual pela Ciência

Descubra mais em: 

Portal SBPC

ANPED

UFBA: Esquematização dos horários